O tapete, juntamente com a decoração, é uma das últimas coisas a serem compradas para se fechar um projeto de interiores. Ele veste a casa! E por isso precisa ser muito bem escolhido e pensado!
Hoje, existem uma infinidade de tapetes com pelos altos, médios e baixos, tapetes de fibras naturais, de tear manual, de tecidos, que particularmente amo, anti-alérgicos, tapetes que não rasgam, por exemplo, se você tem gato pode ficar tranquilo ao ver seu felino passeando por ele que nada vai acontecer, dá para você escolher as cores e até o formato que você quiser...enfim, uma gama gigantesca para atender a necessidade de cada cliente. E além disso, a maioria estão super fáceis de serem limpos: alguns se usam apenas aspirador de pó e lavanderia especializada de 6 em 6 meses ou um pano úmido com veja e está pronto!
Pausa para um momento cultural: o tapete surgiu com a necessidade dos povos nômades se aquecerem e com o passar do tempo tornou-se uma forma de expressão artística pela liberdade. Um dos tapetes mais caros do mundo hoje, são os tapetes persas. Eles são feitos artesanalmente usando-se poucos materiais como a faca, tesoura, corante, o tear, a lã, o algodão e a seda. O segredo para tecer um tapete vem sendo passado de geração em geração até os dias atuais. Bacana né?
Voltando da história, vou mostrar a forma como alguns tapetes foram inseridos nos ambientes, quanto a posição em que deve ser colocado, assim como o tamanho e suas composições com diferentes ambientes.
O tapete está bem posicionado, repare que a poltrona fica um pouco pra fora mas não tem problema, ainda assim o ambiente ficou harmônico e é este é o ponto importante. As cores utilizadas foram sóbrias, apenas as poltronas e alguns itens de decoração em vermelho foram utilizados para não deixar o ambiente tão sério.
Já este, ficou um pouco na medida certa em relação ao sofá. Eu colocaria ele um pouco maior...na verdade eu mudaria de posição algumas peças nesta sala...rsrs
Aqui o tapete recebe tooooodo o mobiliário existente na sala, normalmente é o correto a ser feito mas você vai precisar desembolsar uma graninha considerável do seu bolso...
Adorei este tapete mais rústico contrastando com a sala toda clean e entrando um pouco embaixo do puff e do sofá, ou seja, não sobrou e nem faltou. Este ambiente está maravilhoso!!!
Olhem esse tapete multicolor, cheio de sobreposições e todo recortado! Como disse, não existem barreiras mais para a confecção de tapetes. É só usar a imaginação! Agora não precisa mais se preocupar se o cachorro está ou não no tapete! rsrs
E na sua casa? Como tem passado o seu tapete?